segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Nova Gokula

Haribol 2008!

As primeiras luzes do ano despontaram para nós sobre o templo Hare Krisna na Fazenda Nova Gokula em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, a aproximados 170 km da capital.

Horas antes deste amanhecer avermelhado o ano 2007 se despedia numa animada festividade religiosa e musical da que participaram devotos e visitantes que como nós chegaram da cidade procurando por um pouco de calmaria.

Através das montanhas da Serra da Cantareira o ano 2008 se abriu passo longe do barulho dos fogos de artifício e nos encontrou bebendo um suco perfumado de maracujá, sem sentir a euforia que as bebidas alcoólicas acostumariam nos dar por essas datas.

Na belíssima cerimônia do fogo que teve inicio às 20 horas do dia 31 de dezembro entoamos mantras, jogamos grãos de arroz num altar de fogo cheio de oferendas, dançamos numa animada roda e entregamos assim nossos velhos carmas à combustão.

Visitantes e devotos dançamos ao som de mantra rock no show do cantor californiano Titkshava Karunika e da sua banda e pouco depois, reunidos ao redor de uma fogueira, compartilhamos da deliciosa Prashadam – comida devotada às deidades – feita comunitariamente e distribuída com fatura e generosidade entre todos os presentes.

Durante os dez dias que nos afastamos da nossa rotina paulistana vimos os bois sossegados na sombra da árvore, crianças pulando na água cristalina, devotos meditando perto da cachoeira, o altar se abrindo, a tarde caindo.

Texto: Yili Rojas

Foto: Isaumir Nascimento

3 comentários:

Unknown disse...

ameiiiiiiiiiiiiiiiii todoas as fotos....lindas lindas lindas

Jota Lima disse...

Haribol!!!!!
E aí meus queridos, ae, mó saudade do suco de maracujá..rsrs.
As fotos e o texto ficaram lindos, adorei.

tive uma dúvida, não sei se a serra é da Mantiqueira, ou da Cantareira...mas o fato é que é linda!!!
Saudade de vcs, precisamos almoçar no Gopala.

bjs e abs
Jota

fotografa Lara disse...

querido!

saudades imensa de vc!
se td der certo, começo de agosto estarei em sampa, gostaria muito de ver vc!!!

o blog tá lindo!
as fotos então nem se fala!
dá uma olhada no meu blog, está meio desatualizado, mas acho q vc vai gostar!

saudade

Lara Lins